Esta seção trata somente de descontinuamentos problemáticos do Cloridrato de Paroxetina (comercializado no Brasil sob o nome de Cebrilin, Benepax, Paxan, Paxtrat, Pondera e Roxetin). Embora eu não tenha encontrado números concretos, uma minoria dos adeptos a medicação podem apresentar alguns ou todos dos sintomas relacionados abaixo ao tentar descontinuar o tratamento. O resto das pessoas irá experimentar apenas dois a três dias com sintomas similares a uma gripe.
O sintoma mais marcante na minha experiência foi, sem dúvida, a sensação estranha que, por falta de palavras, sou obrigado a descrever como tontura. É uma sensação muito estranha na cabeça quando olhamos em outra direção, ou efetuamos movimentos rápidos nos olhos. Também tive esta sensação no resto do corpo ao efetuar movimentos muito bruscos, como por exemplo, mover o braço muito repentinamente ou digitar muito rapidamente. Pode ser descrito como um choque ou algo parecido, mas somente quem experimentar saberá como é a sensação. Na minha opinião, também devido ao reganho repentino da sensibilidade do corpo aliado a ansiedade, nos primeiros dias sem o remédio consegui sentir meu pulso (meu batimento) literalmente em todas as partes do corpo, apesar da pressão (inclusive auditiva e ocular) estar sempre normal todas vezes que medi.
Abaixo está uma lista dos sintomas relatados no site QuitPraxil.org de outras pessoas que também atravessaram este processo. Em itálico, demarquei os sintomas que também senti. Note que alguns dos sintomas listados aparecem tanto em pessoas que estão em processo de redução da dose como em pessoas cujo sistema já tenha se acostumado com a droga. Adicionalmente, tenha em mente que esta lista lida apenas com os sintomas da descontinuação do tratamento, e não inclui os efeitos colaterais que comumente estão associados com a paroxetina, como ganho de peso e disfunção sexual.
Sintomas frequentes
|
|
|
Enquanto os sintomas na coluna da direita podem ser pequenos incômodos e os da coluna central possam ser ao máximo toleráveis, os da coluna esquerda com certeza podem abalar a sanidade de uma pessoa, se ela não souber de onde vêm estes sintomas.
A duração do processo de descontinuação da droga parece variar muito de indivíduo para indivíduo. Na minha própria experiência, o pior passou após a primeira semana, mas a sensação de normalidade completa só veio 6 semanas depois. Em termos gerais, podemos dizer que para a maioria das pessoas dura no máximo 4 semanas, enquanto à pessoas mais sensíveis pode durar até 8 ou mais semanas, mas eventualmente passando.
Sintomas menos frequentes
|
|